Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você já ouviu falar de uma planta conhecida como “carne vegetal” ou “carne de pobre”? Trata-se do Ora-Pro-Nóbis (Pereskia aculeata), hortaliça com elevados teores de proteínas.

Seu cultivo e consumo é mais comum em Minas Gerais, onde todo ano é realizado o “Festival do Ora-Pro-Nóbis”, em Sabará.

É bastante utilizada como cerca viva, devido aos seus espinhos pontiagudos, mas extremamente bela, que carrega o ambiente com suas flores.

O nome da planta já revela muito sobre sua importante atuação a favor da humanidade. Ora-Pro-Nóbis significa Orai por Nós. Essa é uma planta que contém um alto valor proteico, mais ou menos 25% de toda sua estrutura é formada de proteínas, isto é, se pegar a planta e dividir em 4, uma parte será puramente proteína.

Além do seu alto teor proteico tem entre seus aminoácidos a lisina e o triptofano em maior quantidade. Seu elevado teor de vitamina C supera a laranja em 4 vezes. Além dos minerais e vitaminas, também é rica em fibras. A planta também conta com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e regenerativas.

Faz duas décadas que a população da cidade vizinha a Belo Horizonte dedica um fim de semana por ano ao Ora-Pro-Nóbis, a mais mineira das plantas. Mineirice, nesse caso, não é uma questão de origem, mas de índole. A trepadeira é tão pacata que passa despercebida em muros e canteiros de todo o País. Só em Minas é que suas folhas verdes e suculentas de textura macia e sabor delicado são mais reverenciadas na cozinha. Em meio a vielas irregulares e cobertas de terra, os sabarenses realizam dos  dias 4 a 6 de maio, a  21ª edição do Festival do Ora-Pro-Nóbis. Tem de tudo! Pratos simples até os mais exóticos feitos com Ora-Pro-Nóbis ,em grandes panelas de barro e com sabor de comida da avó! Tem até farinha com a planta, que é rica em nutrientes e pode ir em  de vitaminas, suco, feijão, no pão caseiro, etc. E, tem também premio para a receita mais criativa, já experimentou cocada ou acarajé de Ora-Pro-Nóbis e uma apetitosa “oraproada” (feijoada de feijão branco com a hortaliça e cortes suínos)!

Clique e conheça mais benefícios do Ora-Pro-Nobis!

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.